Como a LGPD pode ajudar minha empresa a prosperar? A resposta é muito clara: através das pessoas! Pense bem. O que impulsiona o mercado de consumo atual? A experiência do usuário. Como melhorar a experiência desses usuários? Entendendo da forma mais profunda e detalhada como as pessoas se comportam, quais os seus desejos mais íntimos e até mesmo aqueles que elas nem sabem que têm.

Os dados pessoais são o grande propulsor dessa realidade. É através da sua coleta, refinamento e tratamento em grande escala que se faz possível traçar perfis cada vez mais detalhados.

Em um mundo amplamente conectado, as pessoas buscam opiniões, produtos e serviços primeiramente em buscadores e redes sociais, para depois pedirem a opinião de seus amigos e familiares. Essa análise permite traçar planos estratégicos e subsidiar a tomada de decisões e, quanto mais apurados esses dados são, melhores são os insights tirados deles.

Como a LGPD pode ajudar minha empresa a prosperar? Sempre que gerar confiança e lealdade para o mercado sinalizará prosperidade ao negócio.

E como a proteção de dados pessoais pode ajudar a minha empresa a prosperar?

As pessoas estão se sentindo cada vez mais invadidas com o tratamento de dados em grande escala. Recebem infinitas ligações, e-mails e mensagens oferecendo produtos e serviços; temem não serem contratadas por algo que postaram em suas redes sociais há anos; sentem que não há verdadeiramente uma esfera privada.

As legislações de proteção de dados pessoais de todo o mundo têm em comum o princípio da transparência. E transparência gera confiança: a base dos relacionamentos duradouros. Qual empresa não deseja um relacionamento duradouro com seus clientes e colaboradores?

Uma pesquisa realizada pela Deloitte em junho de 2021, com executivos de grandes empresas, demonstrou que 56% deles acreditam que o investimento em privacidade de dados poderia alavancar os negócios e 47% destes acreditam que o fator impulsionador é o ganho da confiança e da lealdade do consumidor.

Então, se a empresa estiver adequada à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) ela terá muitos clientes? Se fosse uma fórmula mágica não haveria uma só empresa no Brasil que não estaria adequada à LGPD.

Agora, o contrário é verdadeiro. Se a sua empresa não tiver a confiança e a lealdade dos seus clientes estará fadada ao fracasso. É o que demonstra uma pesquisa mundial realizada pela Salesforce com mais de 12 mil consumidores do mundo todo, inclusive brasileiros, em que se apurou que 99% deles acreditam que as empresas precisam melhorar a sua confiabilidade.

E as empresas B2B, que possuem apenas clientes pessoas jurídicas? São impactadas?

Definitivamente. A proteção de dados pessoais desperta uma reação em cadeia. As empresas que estão “na ponta”, de frente com o cliente pessoa física (B2C), não têm escolha, devem se adequar à LGPD.

Por conseguinte, essas empresas (B2C), em suas atividades, compartilham dados pessoais com empresas B2B, que em uma perspectiva de responsabilidade, também devem estar adequadas.

E mais. Toda empresa que possua colaborador deve estar adequada à LGPD. Quer coisa melhor do que ter a confiança dos seus colaboradores? Segundo pesquisa realizada pelo Valor Econômico até meados de janeiro de 2021 já eram 139 processos trabalhistas que citavam a LGPD. O que será daqui para frente?

Voltando a pergunta: como a LGPD pode ajudar minha empresa a prosperar? A reputação da sua marca e a sustentabilidade da sua empresa certamente farão sua empresa prosperar e isso só será possível com a confiança e lealdade de seus clientes e colaboradores. Possuir um Encarregado de Dados (DPO) nomeado dentro de sua empresa é o primeiro passo para gerir esta confiança e lealdade.

Empresas vanguardistas que acompanham as tendências do mercado sabem que sem proteção de dados não há cliente. Não é à toa que o Banco Itaú, Apple e outras grandes empresas “vendem” a privacidade. Independente da prática estar alinhada ao discurso, fato é que elas sabem o valor da privacidade e da proteção de dados (que à propósito são diferentes).

Não se trata apenas de obrigação legal, adequar sua empresa à LGPD pode mantê-la ou tirá-la do mercado. E não apenas pelas multas ou por qualquer outra sanção (o que ninguém deseja), mas por perder clientes e colaboradores que não confiam na sua empresa.

Treinamentos Presenciais e/ou Online

O que é?

Serviço de treinamento, customizado com foco na LGPD, elaborado por uma equipe multidisciplinar (jurídico, TI e processos).

Para quem é indicado?

Para empresas de quaisquer porte ou ramo de atividade que tenham interesse na conscientização e reciclagem de sua equipe, bem como treinamento em cultura e boas práticas em proteção de dados e segurança da informação.

Como funciona?

Os treinamentos podem ter viés jurídico, de segurança da informação e/ou de processos, podem tratar de questões específicas da empresa ou mesmo servir para a conscientização dos colaboradores, prestadores, fornecedores e/ou parceiros da empresa.

O treinamento personalizado tem como objetivo entender qual a maior dor da empresa para assim planejar e executar um treinamento para auxiliá-la, uma vez que cada instituição possui uma necessidade específica. Os treinamentos podem ser presenciais ou remotos.

Nossa empresa utiliza técnicas de Design Thinking e Gamification. atendendo as mais variadas necessidades relacionadas à LGPD.

Selo de Certificação em LGPD

Somos a 1ª empresa no Brasil autorizada a certificar em LGPD.

Nosso Selo de Certificação é o resultado de uma marca de certificação registrada® no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), conferida após processo de análise dos nossos entregáveis e equipe experiente, técnica e multidisciplinar.

O que é?

É um Selo que demonstra que a sua organização está em compliance com as determinações da LGPD, gerando confiança para todos os seus stakeholders (clientes, parceiros, investidores, fornecedores, instituições fiscalizadoras etc.).

Para quem é indicado?

Para qualquer empresa, plataforma, site ou software/aplicativo que, uma vez adequado à LGPD, queira ter um diferencial de mercado, gerando autoridade e aumentando a sua reputação e credibilidade no mercado.

Como executamos esse serviço?

Ao contratar a certificação, a empresa (plataforma, site ou software/aplicativo) passa por uma auditoria realizada por equipe multidisciplinar de profissionais especializados em proteção de dados.

Isso acontece por meio de entrevistas, análises presenciais e/ou à distância, respostas a questionários, entre outras aplicações e metodologias que se fizerem necessárias, como visitas de checagem in loco.

Periodicamente são realizadas aferições presenciais e/ou à distância sobre a manutenção dos parâmetros analisados.

DPO Encarregado de Dados Terceirizado

O que é?

O DPO terceirizado (ou encarregado de dados) é um serviço externo à empresa que possibilita uma visão independente, autônoma e sem conflito de interesses, com a expertise necessária à execução das atribuições impostas ao encarregado de dados pela LGPD.

Para quem é indicado?

  • Para quaisquer empresas, inclusive de porte pequeno e médio, seja porque estão obrigadas pela LGPD pela quantidade e tipo de dados que têm, seja como medida de boas práticas de mercado. Dentre as vantagens do serviço de DPO terceirizado, podemos citar o seu custo reduzido se comparado a um DPO interno contratado em regime de CLT, que muitas vezes não terá a expertise necessária e nem mesmo demanda suficiente para atuar exclusivamente nessa atividade;
  • Empresas que ainda não nomearam seu encarregado de dados ou que tenham nomeado um DPO com acúmulo de tarefas e/ou atribuições (o que pode acarretar em conflito de interesses, além da falta de autonomia, contrariando as orientações da ANPD)
  • Para empresas que possuem um comitê de privacidade formado por membros internos e precisam de um encarregado de dados.

Quais as suas atribuições?

  • Receber comunicações dos titulares de dados, prestar esclarecimentos e sugerir providências;
  • Relacionar-se e ser ponto de contato com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e outros entes, recebendo comunicações e sugerindo providências;
  • Monitorar novas regulamentações acerca da proteção de dados;
  • Orientar, treinar e comunicar colaboradores e contratados a respeito da conscientização e das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais;
  • Apoiar tecnicamente no desenvolvimento de projetos que envolvam dados pessoais, podendo sugerir novos projetos;
  • Atuar em incidentes de violação de dados pessoais, plano de contingência e de respostas a incidentes;
  • Implantar e conduzir o comitê de privacidade ou setor ou órgão assemelhado;
  • Auxiliar na conformidade com a legislação de proteção de dados e demais normas aplicáveis, incluindo a sensibilização e formação dos profissionais que sejam competentes para operações de tratamento de dados;
  • Elaborar cláusulas de proteção de dados para serem incluídas em contratos e outros instrumentos contratuais;
  • Executar as demais atribuições determinadas pela empresa ou estabelecidas em normas complementares.

Consultoria e Compliance em LGPD

O que é?

Consultoria 360 graus significa que o trabalho é feito mediante um olhar jurídico, de TI e de processos para todas as áreas da empresas. Isso é indispensável para empresas de qualquer ramo e/ou porte a se adequarem à LGPD.

Para quem é indicado?

Para todas as empresas que não iniciaram seu processo de adequação à LGPD ou que ainda não conseguiram concluir esse processo. Esse serviço também é indicado para quem já fez a adequação e por algum motivo (decurso de tempo, mudança de atividade, novas atividades etc.) precisa revisitar a adequação feita.

Passo a Passo

Esse serviço envolve quatro grandes fases:

  • Diagnóstico dos riscos quanto à LGPD: isso acontece por meio de entrevistas, questionários, acesso às informações, documentos e contratos, exame das ferramentas tecnológicas, dentre outras aplicações e metodologias;
  • Mapa de Riscos: entrega de relatório contendo análises de riscos em relação à LGPD, plano de ação e recomendações necessárias à adequação da empresa para a mitigação de riscos;
  • Implementações: das recomendações feitas no Mapa de Riscos;
  • Relatório: descrevendo tudo o que foi feito (antes, durante e depois) quanto ao projeto de adequação à LGPD.